Zoo Live

Seu pet já completou 7 anos? Saiba 5 pontos que você deve ficar atento

 

Com o passar dos anos, a atenção com a saúde do pet vai aumentando ainda mais. É preciso ter muito cuidado e ser detalhista sempre. Para te ajudar, preparamos uma lista de pontos para você que tem um amigão com mais de 7 anos de idade:

Oscilações de peso

É importante para a saúde manter o peso do seu pet ao longo de toda a vida. Porém, se você notar ganho ou perda de peso injustificados, é hora de ficar atento. A perda de peso pode ser um sintoma inicial de neoplasias, e também é um dos sintomas mais importantes de diabetes. Já o ganho de peso pode indicar a presença de endocrinopatias, por isso, quanto mais cedo você procurar ajuda, melhor o prognóstico do seu pet.

Olho Branco

Sabe aquele branquinho que aparece no olho de alguns animais idosos? Muito provavelmente é uma catarata. Nesta faixa etária os cuidados com os olhos devem ser acompanhados de perto por um veterinário oftalmologista. Ele poderá avaliar a saúde ocular do bichinho e prescrever tratamentos para melhorar sua qualidade de vida.

Alimentação

Existem rações para as mais diferentes faixas etárias. Ao completar 7 anos de idade, um pet já pode ser classificado como idoso, sendo indicada a troca da ração por uma opção sênior ou senil. As rações para pacientes idosos possuem algumas diferenças de composição, incluindo nutrientes indispensáveis para esta etapa da vida do animal.

Xixi para todo lado

Também é na fase idosa que os animais costumam apresentar doenças endócrinas e renais. Um dos primeiros sintomas notados é o aumento da ingestão de água e frequência urinária. Assim que perceber algo diferente no comportamento do seu pet, procure um médico veterinário de confiança. Certamente ele solicitará exames de função renal, urinálise, avaliações hormonais e ultrassom abdominal para auxiliar no diagnóstico.

Locomoção

Problemas ósseos e articulares são comuns na rotina dos pets idosos. Normalmente, os sinais iniciais são sutis: uma leve claudicação que some e reaparece, dificuldade para levantar de manhã, um choro ou gemido durante algum movimento… Ao primeiro sinal, é importante buscar a avaliação de um veterinário, que irá solicitar exames de Raio X e Ultrassom Articular para investigar e facilitar o diagnóstico. 

 

LEIA TAMBÉM

Doenças virais: É verdade que a raiva foi erradicada? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *